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allan de lana

domingo, novembro 04, 2007

relato sobre gravar

o caminhar realiza a individuação - percebo comandar meu corpo e ter dele consciência. quero dizer: ponho o real em relação a mim... o que se realiza? a consciência - que em nada pressupõe verbalização ou referência ao mundo pela via de um código instituido - forma-se como um "self" que sustenta todo objeto da vivência. Esse, lança perspectiva às coisas que percebo - a pedra, o trigo... -, não importa que sejam independentes, pois são postos mesmo assim em perspectiva. (não temos o objetivo de discorrer sobre husserl e merleau-ponty, mas podemos lembrar que esse retoma aquele para desenvolver tal aspecto fenomenológico - o self a partir do qual se visa).

nosso relato vem indicar a possibilidade de um aprofundamento da individuação. caminhando, tomamos consciência do corpo e de sua consciência, de que o comandamos e ao mesmo tempo nos constituimos como "eu" - não de forma bipolar como revelação, nem binária. caminho em direção a uma árvore e esse ato a aproxima, então posso intuir que aprendi a compreender o corpo nessa autonomia da vontade que dialoga com o universo. processa-se uma gravação dialógica, um temporizar intransitivo: deixo o aspecto propício ao "eu" ganhar forma na duração do self em seu deslocamento exterior. esse, radicaliza as vivências corporais individuais e, na medida em que corresponde à constante movimentação da consciência, mantém vínculo com individualidades e sentidos mais profundos.

o campo da vivência, daquilo que se registra na consciência de determinada maneira, possibilita considerar o horizonte em expasão da formação do "eu". se caminho agora para longe da árvore, tenho o sentido daquilo que fomos enquanto estávamos próximos e de toda a transformação operada em nosso distanciar. se é assim que vejo minha posição agora, como um movimento total, não como recorte ou fotograma de instantes determinados, então para minha consciência não faz sentido separar passado e futuro, pois o tempo está no vivido. Assim, a vivência situa-se em uma rede temporal mais elástica do que o sentido que atribuimos ao momento presente ou ao passado.

na individuação minha vivência consiste em um sentido por adiamento, isto é: viver de trauma e lembrança e constituir a memória agora, sem cindi-la pela noção de passado, enquanto me desloco sobre a vaga ("lugar, espaço que não se encontra ocupado e pode vir a sê-lo", segundo o dicionário houaiss). sei, então, que sou este ser, porque sou capaz de condensar em mim toda a distância vivida desde aquela árvore. contudo, isso também significa protelar a memória - continuar a adiá-la - e habitar a impermanência, com a sensação de proximidade com o que esse longo caminho traz a mim.

Estou mais perto de ser real.
Não dependo das rédeas,
seguro-me nas crinas.


nesses versos de carpinejar (extraídos da obra cinco marias) parece habitar a consciência da proximidade. a dependência das rédeas seria tomar o real como aquela segurança provedora de seio materno. por outro lado, segurar-se nas crinas significa assumir a inconstância, habitar o devir após abandonar as certezas de que seremos salvos da queda como sujeitos passivos na tradição e na cultura. só por reducionismo se pode cindir de nós o futuro...

caminho há vários dias e noites e carrego comigo um gravador. não há ninguém ao meu lado. carros passam. cavalos. pessoas empoeiradas com também já estou. estabeleço relações temporárias em terra alheia onde sinto propriamente constituir uma origem, pois é nela que me permito abandonar as certezas e a fé. a família deixa de carregar o símbolo de verdade, de conformação. toda tradição vira refluxo passível de mostrar-se no agora - não se pode guardar esse presente no aparelhozinho digital que carrego. a mão provedora não me extende seus ídolos, nem seu conforto, e posso habitar o caminho que desconheço - distraio-me e esqueço o aparelho que está a gravar, deixo de tentar comandá-lo.

sou um andarilho na paisagem, uma vaga móvel. caminho e distancio-me - condição propícia para que o trauma fulmine e seu existir irredutível e imemorial revele-se como traço no presente. esse é o caráter de uma lembrança na qual a família não será mais a boa maneira edipiana da castração-educação.

a distância é o que permite que a família e a amizade germinem à diferença das árvores genealógicas, cujos galhos brotam de "lugares certos" e mimetizam ou preenchem a forma segura, idônea. enquanto me distancio desse jogo de espelhos (estabelecido com o passado, com a certeza ou com o ego) encontro o fio cortante dos ídolos e o vivo como traço. o símbolo, que é o real familiar; e o pasto, real da percepção enquanto caminho e o vejo, conectam-se com aquilo de que me aproximo - são protelados. a gravação como prova do real tem um mesmo aspecto de ruína. mas de fato a esqueço, pois a consciência é uma distração para com o que se crê presente. por isso, ela aflora em direção ao horizonte, onde já não está em mim. Lá, constituirá o sentido de um adiamento para o agora no qual implico, como uma espécie de cosmogonia - todos os eus do universo, suas inconstantes gravações e complicados palimpsestos.

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