...

Minha foto
allan de lana

sábado, outubro 06, 2012

Águas Claras (DF) = destruição ambiental

Aos fundos da administração de uma obra, ao lado da estação de metrô Águas Claras (DF), uma mangueira larga de incêndio drena água gerada no farto lençol freático desta região para a vala de escoamento de águas pluviais. Prática comum em várias construções da cidade vertical, onde um urbanismo totalmente irracional é validado pelo governo, autoridades fiscalizadoras, polícia ambiental e moradores do DF.

Há pouco mais de 1 ano foi autorizada a construção de prédios de até 33 andares em locais onde só eram permitidos 16 - e você confia nesse tipo de empreendimento imobiliário? Águas Claras, apesar do nome, é a evidência da falsidade das campanhas pró-meio-ambiente do governo. Aqui, onde o subsolo é tão farto, falta abastecimento de água com a frequência máxima de 15 dias, um símbolo da brutalidade de nossa sociedade, que prefere desperdiçar os recursos naturais a utilizá-los.

Todos os lugares de trânsito público desta cidade tem nomes de espécies da flora brasileira (av. das araucárias, r. das pitangueiras etc.), que aqui foram devastadas e hoje se reduzem a área de um pequeno parque, mantido para elevar o preço do imóvel que o circunda. A população do DF e do Brasil, porém, prefere discutir como fazer para as águas revoltas não vazarem na garagem dos prédios - acham que quanto mais concreto jogarem, será melhor. Fica evidente que conferências e propagandas ambientais são só um meio fácil de chamar recursos para campanhas de políticos e pessoas interessadas em lucrar com desastres.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog