...

Minha foto
allan de lana

segunda-feira, outubro 29, 2012

Hino de Louvor



Monges e monjas permanecem fora do olhar dos outros congregados, que percebem a movimentação de forma sutil e recatada atrás das treliças de biombos confessionais, posicionados entre a nave principal e o coro, recebido na nave lateral a direita do altar.

algumas participantes do coro, entre duas e três, são vistas pela primeira fileira. Uma pode ser observada de um pouco mais longe. Elas levantam, fazem gestos de honraria e voltam a sentar durante os cantos, seguidas assim por alguns da primeira fila, cujos fiéis se empenham mais. Os demais presentes seguem essa fila ao levantarem e sentarem e, em geral, ignoram reverências.

O momento mais intenso do rito é a aproximação da imagem de Maria, pintada em uma tela ao fundo da capela. Após o "Kriste Eleison", o coro se põe defronte a pintura, passando pelo corredor da nave principal, onde repete enfaticamente o refrão "Ora-pro-nobis" durante toda a Ave Maria. Vai em um crescendo contagiante e estonteante, até que a adoração da imagem chega a sua intensidade máxima, o êxtase.

Então o coro retorna ao velamento, a missa se aproxima do fim.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog