...

Minha foto
allan de lana

segunda-feira, outubro 21, 2002

Dois tópicos que só vou postar em homenagem ao SPAM de um rorizista

e-mail que mandei para uma lista que recebia o SPAM:
SPAM + Jornal da Comunidade - dois crimes morais em dois instrumentos de poder
Fatos ocorridos nessas vésperas de eleição, como o SPAM ou a falta de ética na imprensa rorizista, demonstram como é nítida a necessidade que esse governo tem de manipular o povo e de dominar por meio do bombardeio de informações grotescas. Isso, cabe dizer, é uma técnica que não funciona com pessoas bem instruídas, mas em meios em que falta instrução e conhecimentos mais elaborados, isso infelismente funciona. A nós, que podemos fazer algo, ainda que ínfimo, para barrar a onda de ignorância para a qual muitas pessoas às vezes sem escrúpulos, as vezes sem instrução ou ainda completamente dominadas pelo medo que a (ainda)direita política tenta disseminar em forma de mito, contribuem, cabe dar nossa cartada. Em primeiro lugar, algumas pessoas têm recebido indesejadamente correios eletrônicos com assuntos abordados sem o mínimo de compromisso com a verdade, com fins unicamente eleitoreiros, vindos do extremo rorizista. O mesmo não pode ser dito a respeito dos anti-rorizistas. O site anti-roriz, por exemplo, não encaminha mensagens a qualquer um, o que seria um desrespeito à privacidade, ele envia mensagens apenas para aqueles que estão cadastrados em seu sistema e que se cadastraram voluntariamente. Essa problemática pode ser avaliada sob um úinico prisma: o da ética.

Ética implica em compromisso com o esclarecimento e com a responsabilidade social do que se veicula ou pratica, jamais com a manipulação do povo ou de quem quer que seja com finalidades unicamente particulares. Tanto o SPAM citado aqui quanto o Jornal da Comunidade, distrubuído no DF gratuitamente, e também provavelmente o Jornal de Brasília, no qual o candidato "azul" diz que vai intervir em sua conversa com Pedro Passos grampeada, em que o irmão Passos praticamente dita o que Roriz deve fazer e este simplesmente acata, representam pilares da irresponsabilidade social e de uma anti-ética que precisa ser punida.

Não se trata definitivamente de liberdade de imprensa. Precisamos distingüir entre o que é livre e o que é simplesmente um acúmulo de absurdos. Pesquisas das mais grotescas são publicadas com erros abissais de até 20% de diferença com relação às pesquisas que possuem credibilidade são colocadas nas enxurradas de edições extras desse impresso. Grandes escândalos ligados ao governo vigente são sumariamente omitidos, enquanto seus redatores tentam catar agulhas no palheiro em favor dele. Não se trata aqui de levantar qualquer bandeira partidária, mas de pedir apoio e união de todos os que se sintam lesados com essa desinformação a que uma certa imprensa direitista nos tenta submeter, com estratégias grotescas de indução de comportamento. Há muito tempo parei de ler os absurdos daquele Jornal, percebendo seu grau de distorção, entretanto, não pude deixar de passar os olhos na matéria absurda publicada na mesma página de "Pesquisa da TV Brasília dá Roriz.". O erro da pesquisa é grotesco: 51,1% para Roriz contra 38,4% para Magela. Compare esse resultado com os de outras pesquisas (realizadas por volta de 20/10) e veja o quanto ela é indígna de qualquer menção. Em seguida, o jornalista anônimo que redige mal como um vestibulando sem amadurecimento no tema proposto usa termos da coloquialidade e clichês que obscurecem a profundidade do assunto acerca do debate na Record, identificando falhas da assessoria do candidato governista, como o fato de folhas com assuntos diversos o auxiliarem, muito provavelmente em sua falta de engajamento e conhecimento de seu próprio governo, como estratégias de comportamento e indução de falhas em seu adversário. Temos aqui um nítido exemplo de como a realidade é forçada a inclinar-se a ideologias partidárias.

Diante dessa imoralidade, sugiro aos infortunados pela lista intrusa e pelo Jornal da Comunidade que ajam contra tais instrumentos de dominação e alienação. Quanto ao Jornal, precisamos pedir que não seja mais enviado a nossos lares, pois não temos nenhum interesse em sua leitura. Como moro com meus pais, conversarei com eles para chegarmos a um acordo, no sentido de telefonar para a editora, que fica no Setor de Indústrias Gráficas, pedindo o impresso não seja mais atirado aqui em casa, em seguida encaminhar a ela um documento escrito e, por último, caso não adiante, procurar medidas judiciais para que essa tentativa de abuso intelectual cesse. Meu argumento é: o jornal é ruim, logo não tenho interesse em lê-lo; recebê-lo, para mim é o mesmo que receber montes de papés inutilizados, que, no máximo, servirão para que eu tenha o trabalho de joga-los fora ou envia-los para reciclagem. Sendo assim, como o jornal é atirado dentro das casas, cabe ao morador insatisfeito processar a
instituição que manda atirar lixo em sua residência ou em seu quintal.

Quanto ao SPAM, ainda é difícil agir, pois o sujeito que o faz permanece no anonimato, assim como tenta permanecer Roriz no mando de seus crimes contra a humanidade, a natureza, a propriedade... Mas não vamos deixar barato. Reivindiquemos ao menos a nossa integridade passando esse manifesto de mão
em mão, sem cessar o "Foward" enquanto não acabar nossa indignação.

Allan de Lana

P.S.: Agora também existe uma carta sem assinatura nem remetente que trata dos mesmos assuntos, colocada nas caixas de correio pelo "fantasma ladrão". Infelismente, ainda não vi um político que ganhasse uma eleição sem mais ou menos agredir a integridade intelectual ou o engajamento de seu eleitor, mas me parece que nessas eleições nossos candidatos, especialmente o Roriz, têm exagerado mais na dose.

________
piada que recebi no e-mail:
Relógio de cascata

O cidadão morreu e foi para o céu. Enquanto estava em
frente a São Pedro nos Portões Celestiais, viu uma
enorme parede com relógios atrás dele.

Ele perguntou: O que são todos aqueles relógios?

São Pedro respondeu: São Relógios da Mentira. Todo mundo
na Terra tem um Relógio da Mentira. A cada vez que você
mente, os ponteiros de seu relógio se movem.

Oh!! - exclamou o cidadão

- De quem é aquele relógio ali?

É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram,
indicando que ela nunca mentiu.

E aquele, é de quem?

É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas
vezes,indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a
sua vida.

E cadê o Relógio do Roriz?

Ah! O do Roriz está na minha sala. Estou usando-o como
ventilador de teto.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog